Os impactos científicos, metodológicos e filosóficos das observações de Ole Rømer

Autores

Palavras-chave:

História da Ciência, Física, Astronomia

Resumo

Este artigo analisa os impactos científicos e filosóficos do experimento realizado por Ole Rømer em 1676, que forneceu a primeira evidência empírica da finitude da velocidade da luz. A pesquisa foi conduzida por meio de revisão bibliográfica, abordando desde as concepções da filosofia natural antiga, como a de Aristóteles, até os avanços da ciência moderna com Galileu, Descartes e Huygens. O estudo destaca como a hipótese de Rømer, baseada em observações dos eclipses do satélite Io de Júpiter, desafiou a visão de propagação instantânea da luz predominante na época. A recepção da ideia dividiu a comunidade científica: enquanto nomes como Huygens e Newton apoiaram a hipótese, outros, como Cassini, a rejeitaram com argumentos baseados em observações alternativas. O reconhecimento definitivo da teoria viria posteriormente, com a descoberta da aberração da luz por James Bradley em 1728.

Biografia do Autor

Erik Zampieri, IFSP Birigui

Graduando do 7 semestre de licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Birigui. Atualmente bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Ganhou medalha de Prata da 23. Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA) e honra de Prata pela International Astronomy and Astrophysics Competition (IAAC). Possui interesses em Física, Matemática, Astronomia e Astrofotografia. 

João Augusto Fernandes Sinatra, IFSP campus Birigui

Tem formação técnica na área de informática ( com ênfase em programação) pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Birigui. Atualmente cursa Licenciatura em Física no IFSP - Campus Birigui. Tem interesse em física moderna e em astronomia e astronáutica.

Deidimar Alves Brissi, IFSP Birigui

Deidimar Alves Brissi é licenciado em Física pela UNESP (1994) e mestre em Física e Astronomia pela Universidade do Vale do Paraíba (2006). Atualmente é professor de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de São Paulo, campus de Birigui. (PEBTT). Tem experiência na área de Astronfísica (Formação Estelar e Meio Interestelar), Ensino de Física e Ensino de Astronomia. Atua na divulgação científica ministrando palestras sobre Física e Astronomia. Desenvolve projetos de extensão na área de Ensino de ciências. Possui sete livros publicados: Esperança (2008, poesia), O Sistema Solar (2009, divulgação científica) e Em Busca da Felicidade (2013, poesia), No reino dos titãs (2016, divulgação científica, astronomia), E a luz se fez (2018, livro técnico, Física, Matemática e Astronomia), A essência (2018, poesia) e O Sistema Solar (2021, divulgação científica em Astronomia).

Altemir Antonio Pereira Junior, IFSP campus Birigui

Graduado em Licenciatura em Física pela UNICAMP, especialista em Ensino de Física pela FUNIP, e mestre em Ensino de Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP câmpus de Presidente Prudente, apresenta experiência no Ensino de Física, tendo atuado na preparação de estudantes para provas de alta concorrência. Trabalhou com pesquisas atuando nos temas de Gamificação, uso de TDIC nos ensinos fundamental e médio, e de Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem. Também, é autodidata de técnicas de discurso e contação de histórias, e desenvolveu Produto Educacional pautado no uso de textos narrativos como ferramenta didática fomentando ciência, leitura e produção textual na educação básica. Atualmente é professor EBTT do setor de Licenciatura em Física no IFSP - campus Birigui, onde também exerce a função de coordenador do curso de Licenciatura em Física desde 2022.

Referências

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FISHER, J. The discovery of the aberration of light by James Bradley. The Antiquarian Astronomer, v. 16, p. 57–69, jun. 2022.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-06-02