Cartografia social
um instrumento de apoio ao Plano Diretor de São Roque
Palavras-chave:
cartografia social, desenvolvimento urbano, impactos sociais e ambientais, plano diretor, problemas urbanosResumo
A cartografia social pode ser utilizada como centro de reflexão e na busca de mais conhecimento sobre o seu território. No Plano Diretor, documento que orienta o desenvolvimento e crescimento urbano de um município, a população pode, através de um mapa, indicar os possíveis problemas ambientais e sociais que estão no seu espaço, o que contribui para ajudar a comunidade. Assim, o presente resumo descreve a cartografia social como um instrumento de apoio ao Plano Diretor de São Roque. Dentre os objetivos estão: indicar os possíveis impactos sociais e ambientais da atual proposta do Plano Diretor de São Roque e como a cartografia social pode auxiliar na construção de mapas para proteger o meio ambiente e proporcionar pensamento crítico para a sociedade. Assim, foi feita uma saída de campo com os indivíduos do bairro Paisagem Colonial, especificamente os que fazem parte do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para diagnosticar os problemas urbanos que existem no seu espaço geográfico. Durante a saída de campo, foram notados vários problemas sociais e ambientais em cinco pontos específicos pelo bairro. Além disso, foram criados mapas baseados nessas e outras adversidades presenciadas em saídas de campo anteriores. Por fim, constatou-se que, por meio desse trabalho, faz-se necessário divulgar o mapa que já foi produzido no site da Prefeitura de São Roque, como uma forma de pedir ao Poder Público melhorias no seu bairro. Assim, o produto deste trabalho tem o objetivo de relatar as vulnerabilidades que a comunidade local de São Roque está vivendo, o que pode servir de insumo para a futura revisão do Plano Diretor.
Referências
AS, lideranças dos poderes Legislativo, Judiciário e demais interessados no processo de revisão do Plano Diretor do Município de São Roque, 30 ago. 2023. São Roque - SISCAM. Disponível em: <https://saoroque.siscam.com.br/arquivo?Id=265308>. Acesso em: 4 jun. 2024.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 jul. 2001. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm>. Acesso em: 29 mai. 2024.
COSTA, Manoel. Conhecendo a Cartografia Social: técnicas, vantagens e limitações. Curitiba, vol. 2, s.n., 2010. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/ 2010/2010_ufpr_geo_pdp_manoel_messias_moraes_da_costa.pdf>. Acesso em: 6 jun. 2024.
EM protesto contra a revisão do Plano Diretor, moradores de São Roque ganham apoio de artistas, 29 ago. 2023. Portal G1 - Sorocaba e Jundiaí. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2023/08/29/em-protesto-contra- revisao-do-plano-diretor-moradores-de-sao-roque-ganham-apoio-de-artistas.ghtml>. Acesso em: 1 set. 2024.
GIANNAZI, Carlos. Sociedade civil de São Roque rejeita Plano Diretor nocivo ao meio ambiente, 27 set. 2023. ALESP. Disponível em: <https://www.al.sp.gov.br/noticia/?27/09/2023/sociedade-civil-de-sao-roque-rejeita- plano-diretor-nocivo-ao-meio-ambiente>. Acesso em: 2 set. 2024.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cidades. São Roque: IBGE, 2022. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/sao-roque/panorama>. Acesso em: 06 ago. 2024.
SABOYA, Renato. Planos diretores como instrumento de orientação das ações de desenvolvimento urbano, 7 jul. 2006. Vitruvius. Disponível em: <https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/07.074/338>. Acesso em: 26 mai. 2024.