Visualização matricial de dados da Comissão Própria de Avaliação

Autores

Palavras-chave:

Visualização de Dados, Automação de processos, Sistema web, Comissão Própria de Avaliação

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema para automatizar a visualização e análise de dados da Comissão Própria de Avaliação do IFSP Campus Itapetininga, utilizando tecnologias como React.js no frontend, Spring Boot no backend e D3.js para a exibição gráfica das informações. O objetivo principal foi substituir o método manual de criação de uma visualização matricial dos dados oriundos do processo de avaliação institucional, que dependia de planilhas eletrônicas e editores de imagem, por uma solução baseada em um sistema web que ofereça maior eficiência, precisão e praticidade. O sistema desenvolvido permite que arquivos CSV gerados pela ferramenta utilizada para os questionários online sejam submetidos, processados e armazenados em um banco de dados relacional, assim possibilitando a visualização dos dados em um formato matricial, que busca facilitar a análise e interpretação pelos responsáveis, disponibilizando as informações de maneira concentrada. A arquitetura do sistema foi baseada em APIs RESTful, que garante uma integração eficiente entre as camadas da aplicação, promovendo escalabilidade e adaptabilidade. Dessa forma, a iniciativa contribui para a modernização e simplificação do processo de geração material e futura análise de dados, reduzindo o esforço manual, minimizando erros operacionais e aumentando a agilidade.

Referências

DIAS SOBRINHO, José. Educação superior: bem público, equidade e democratização. Avaliação: revista da avaliação da educação superior (Campinas), v. 18, p. 107-126, 2013.

DOTTA, Alexandre Godoy. A implantação de políticas públicas de avaliação da qualidade como meio de realização da educação como um bem público. p. 10-12. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=0fe6a94848e5c68a. Acesso em: 01 abril 2025.

RISTOFF, D.; GIOLO, J. O Sinaes como Sistema. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 3, n. 6, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2006.v3.106. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/106. Acesso em: 1 maio. 2025.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-06-16