O filme "Perdido em Marte" no Ensino de Ciências

Caminhos possíveis para a Alfabetização Científica

Autores

Palavras-chave:

Ficção Científica, Alfabetização Científica, Análise Fílmica, Filmes no Ensino de Ciências

Resumo

Considerando suas características, o gênero de Ficção Científica (FC) tem sido apontado como um recurso potencial para o Ensino de Ciências. Nesse sentido, temos temos trabalhado na perspectiva de que obras cinematográficas do gênero podem oportunizar o desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC). Assim, neste trabalho objetivamos analisar o filme Perdido em Marte (2015), a fim de endossar as discussões sobre as aproximações entre FC e AC, destacando elementos da obra que dialogam com a prática da AC. Para a análise, foram considerados pressupostos da Análise Fílmica e os Elementos de Alfabetização Científica (EAC). Os resultados evidenciam algumas características presentes no filme que se articulam à AC, tais como a mobilização de conceitos e fenômenos científicos, a abordagem de questões éticas, as relações com dimensões políticas e econômicas e a constante necessidade de resolução de problemas.

Biografia do Autor

Vitor Martins Menezes, UFABC - Universidade Federal do ABC

Doutorando e mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou como bolsista e monitor em diversas iniciativas acadêmicas, incluindo a Banca da Ciência (USP-Unifesp), disciplinas de graduação da USP e da UFABC, projetos de cultura e extensão universitária, iniciação à docência (PIBID) e iniciação científica (PUB-USP). Desenvolve pesquisas e projetos com foco no Ensino de Ciências e na Divulgação Científica, com ênfase em: Educação em Ciências e Astronomia, Mídias na Educação e Metodologias de Ensino. Atualmente, leciona Física, Biologia e Itinerário de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental II e Ensino Médio da rede particular; coordena o Clube de Astronomia Órion de Sion (CAOS); e integra o Grupo de Pesquisa EnCiForm (Ensino de Ciências e Formação de Professores) da UFABC. 

Patricia da Silva Sessa, UFABC - Universidade Federal do ABC

Possui graduação em CIENCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Santa Cecília (1995), graduação em Pedagogia pela Faculdade Don Domênico (2003), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2006) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - doutorado pela Faculdade de Educação da USP (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, alfabetização científica, ensino de biologia, ensino de ciências e ensino das ciências naturais. Coordena o grupo de pesquisa em Ensino de Ciências e Formação de Professores (ENCIFORM).

Downloads

Publicado

2026-01-23

Edição

Seção

Resumos expandidos