Pedagogia na contabilidade

a utilização da inteligência artificial no processo de aprendizagem

Autores

  • Renato Henrique da Luz FATEC / UNIVESP
  • Lucineide Bispo dos Reis Luz FECAP / USP RP

Palavras-chave:

inteligência artificial, Educação, contabilidade, Pedagogia, Tecnologia na Educação

Resumo

O ensino da contabilidade está em um momento de transformação, impulsionado pela crescente adoção de tecnologias inovadoras, como a Inteligência Artificial (IA), que oferece oportunidades únicas para aprimorar a formação dos futuros profissionais da área. A IA pode ser utilizada como ferramenta pedagógica poderosa, permitindo a personalização do ensino, o estímulo ao pensamento crítico e a autonomia dos estudantes, aspectos essenciais para o desenvolvimento de competências indispensáveis no mercado contábil contemporâneo. Autores nacionais e internacionais apontam que, quando integrada de forma planejada e estratégica, a IA pode otimizar a aprendizagem, reduzir a evasão escolar e promover uma abordagem mais colaborativa e interdisciplinar. Contudo, a adoção dessa tecnologia também impõe desafios, como a capacitação docente e a necessidade de evitar a despersonalização do ensino. Este trabalho propõe uma análise detalhada de como a IA pode ser aplicada no contexto da educação contábil, destacando seus benefícios, desafios e as perspectivas para o futuro do ensino superior, demonstrando que sua implementação é não apenas relevante, mas essencial para preparar os contadores para as demandas de um mercado cada vez mais dinâmico e orientado por dados.

Referências

ALMEIDA, J. S.; GODOY, A. S. Uso de Tecnologias Digitais na Educação Contábil. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 17, n. 42, p. 45-62, 2020.

AOUN, J. E. Robot-Proof: Higher Education in the Age of Artificial Intelligence. MIT Press, 2017.

BEUREN, I. M. Ensino de Contabilidade: Uma Proposta de Mudança. São Paulo: Atlas, 2000.

COSTA, M. L.; RIBEIRO, F. M. Aprendizagem Colaborativa e Tecnologias no Ensino da Contabilidade. Revista Educação e Pesquisa, v. 47, 2021.

CUNHA, M. I. Integração de Análise Preditiva no Processo Educacional. Revista Brasileira de Educação, v. 26, 2021.

HOLMES, W. Artificial Intelligence and Higher Education: Opportunities and Risks. Journal of Computer Assisted Learning, v. 38, 2022.

HOLMES, W.; BIALIK, M.; FISCHER, K. W. Artificial Intelligence in Education: Promises and Implications for Teaching and Learning. Center for Curriculum Redesign, 2019.

HUANG, R. et al. Artificial Intelligence in Education: Challenges and Opportunities for Sustainable Development. UNESCO, 2020.

LUCKIN, R. Machine Learning and Human Intelligence: The Future of Education for the 21st Century. UCL IOE Press, 2018.

MARION, J. C. Contabilidade Introdutória. São Paulo: Atlas, 2019.

MOLL, J.; YIGITBASIOGLU, O. The Role of Internet-Related Technologies in Shaping the Work of Accountants: New Directions for Accounting Research. Accounting & Finance, 2019.

OLIVEIRA, T. R. Aplicações de Inteligência Artificial no Ensino da Contabilidade. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 17, n. 47, 2023.

PEREIRA, A. P. Formação Docente e Tecnologias Emergentes: Desafios e Possibilidades. Revista de Educação Contemporânea, v. 9, n. 2, 2022.

POPENICI, S. A. D.; KERR, S. Exploring the Impact of Artificial Intelligence on Teaching and Learning in Higher Education. Research and Practice in Technology Enhanced Learning, v. 12, 2017.

SALINAS, E. S. Inteligência Artificial e Educação: Um Olhar Crítico para a Formação Contábil. Revista Brasileira de Contabilidade, v. 59, n. 229, 2020.

SANTOS, R. C. Ética e Inteligência Artificial no Ensino Superior. Revista Educação e Sociedade, v. 44, 2023.

SCHMID, U.; GÖLLNER, S.; RÖHNER, C. Artificial Intelligence and the Future of Education: Challenges and Opportunities. European Journal of Education, v. 56, 2021.

SELWYN, N. Should Robots Replace Teachers? AI and the Future of Education. Polity Press, 2019.

SILVA, A. P. Uso de Assistentes Virtuais na Educação Contábil: Impactos e Possibilidades. Revista de Educação e Contabilidade, v. 9, n. 1, 2022.

WILLIAMSON, B. Big Data in Education: The Digital Future of Learning, Policy and Practice. SAGE Publications, 2017.

ZAWACKI-RICHTER, O. et al. Systematic Review of Research on Artificial Intelligence Applications in Higher Education. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 16, n. 1, 2019.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-06-02