O Baobá como recurso pedagógico multidisciplinar
representações e potencialidades na Educação das Relações Étnico-Raciais no Brasil
Palavras-chave:
Baobá, Interdisciplinaridade, Relações étnico-raciais, Biológicas, Ciências Exatas, PedagogiaResumo
Este trabalho investiga o baobá (Adansonia digitata) como um recurso pedagógico multidisciplinar, enfatizando suas representações e potencialidades na educação das relações étnico-raciais no Brasil. Reconhecida como um símbolo de resistência e ancestralidade, a árvore se destaca na cultura afro-brasileira e apresenta relevância nas ciências humanas, exatas e linguísticas. A pesquisa aplica uma abordagem quali-quantitativa, analisando dissertações e teses para mapear as contribuições do baobá em contextos acadêmicos e educativos. Os resultados apontam para um forte interesse em sua utilização em biotecnologia e práticas culturais, evidenciando um diálogo entre conhecimento científico e saberes tradicionais. A valorização do baobá não só enriquece o ensino, mas também promove uma educação antirracista e intercultural, contribuindo para formar educadores e estudantes mais conscientes da diversidade cultural e do legado africano no Brasil. Essa pesquisa se alinha com as diretrizes das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que orientam a inclusão da história e cultura afro-brasileira nos currículos escolares.
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2001.
BENTO, André Lúcio. Baobás de Brasília vão parar na Áustria. Correio Braziliense, Brasília, 2023.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2003.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394/96 para incluir no currículo oficial a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 mar. 2008.
GOMES, Nilma Lino. Educação para a igualdade racial: da intenção à prática. In: GOMES, Nilma Lino; JESUS, Roseli (org.). Educação das relações étnico-raciais: reflexões e práticas. Brasília: MEC, 2017.
MIGNOLO, Walter. A ideia de América Latina: uma história da diferença. São Paulo: Editora Unesp, 2008.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
OLIVEIRA, Eliane. O baobá e a memória ancestral na literatura afro-brasileira. In: SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e; SOUZA, Laura Leal de (org.). Saberes e práticas culturais africanas e afro-brasileiras na educação. São Paulo: Autêntica, 2016.
OLIVEIRA, Eliane; CANDAU, Vera Lúcia. Educação e diversidade: da prática à formação de professores. São Paulo: Autêntica, 2000.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). A gramática do tempo: para uma nova cultura política. Porto: Edições Afrontamento, 2005.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007.