Explorando o Metaverso
transformando o Processo de Ensino-Aprendizagem com Ambientes Virtuais Imersivos
Palavras-chave:
Realide Virtual, Gamificação, Metaverso, Tecnologia na EducaçãoResumo
O metaverso e a realidade virtual (RV), inicialmente concebidos na ficção e em simuladores técnicos (como os da indústria aeroespacial), têm sido adaptados para a educação, com plataformas como Second Life, Minecraft Education e VR Chat sendo utilizadas para criar experiências imersivas de aprendizagem colaborativa. Estudos mostram benefícios uma vez que geram maior engajamento (aumento de 30%), acessibilidade e motivação, mas também desafios como necessidade de infraestrutura (internet e hardware), efeitos colaterais (enjoo) e curva de aprendizado para docentes. Plataformas como Unity e VR Chat destacam-se por suporte a Realidade Virtual. A escolha da ferramenta deve considerar fatores como imersão, interação e facilidade de uso para auxiliar no processo de implementação no contexto educacional.
Referências
1. Abdul Rahim, E., Duenser, A., Billinghurst, M., Herritsch, A., Unsworth, K., Mckinnon, A., & Gostomski, P. (2012). A desktop virtual reality application for chemical and process engineering education. Proceedings of the 24th Australian Computer-Human Interaction Conference (pp. 1–8). New York: ACM Press. http://doi.org/10.1145/2414536.2414537.
2. AL-KHAYAT, Maitha R.; GARGASH, Maha U.; ATIQ, Afra F. The Effectiveness of Game-based Learning in Enhancing Students’ Motivation and Cognitive Skills. Journal of Educational Technology and Media, v. 2, n. 3, p. [s.p.], 2023. DOI: https://doi.org/10.58425/jetm.v2i3.199.
3. BOECHAT, Gabriela dos Santos Leite; SILVA, Juliana Mendes da; TEIXEIRA, Gerlinde Agate Platais Brasil. Panorama educacional sobre a integração da realidade aumentada, através do aplicativo metaverse studio. [S.l.: s.n.], 2023. Disponível em: [URL não informada]. Acesso em: 10 abr. 2024.
4. BOURDEAU, Simon; COULON, T.; PETIT, M.-C. Simulation-Based Training via a “Readymade” Virtual World Platform: Teaching and Learning With Minecraft Education. IT Professional, v. 23, n. 2, p. 33-39, mar.-abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1109/MITP.2021.3062935.
5. CHEN, Yu-Li; HSU, Chun-Chia. Self-regulated mobile game-based English learning in a virtual reality environment. Computers & Education, v. 154, p. 103910, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2020.103910.
6. CRAFTSAPIENS. Aulas Virtuais no Minecraft: Metodologia e Aplicações. 2022. Disponível em: [URL não informada]. Acesso em: 10 abr. 2024.
7. DAMAŠEVIČIUS, Robertas; SIDEKERSKIENĖ, T. Virtual Worlds for Learning in Metaverse: A Narrative Review. Sustainability, v. 16, n. 5, p. 2032, 2024. DOI: https://doi.org/10.3390/su16052032.
8. DARABKH, Khalid A.; ALTURK, Farah H.; SWEIDAN, Saadeh Z. VRCDEA-TCS: 3D virtual reality cooperative drawing educational application with textual chatting system. Computer Applications in Engineering Education, v. 26, n. 5, p. 1677-1698, 2018. DOI: https://doi.org/10.1002/cae.22017.
9. FREITAS, Fernanda Siqueira; GODINHO, Raquel Paiva. Jogos em realidade virtual: medição da qualidade de imersão. Revista Poliedro, Pelotas, v. 5, n. 6, p. 444-467, 2021. DOI: 10.15536/2594-4398.2021.v5.n6.pp.444-467.2665.
10. JÚNIOR, Carlos Pernisa. Metaverso: para além de uma “segunda vida”. In: ANAL DO XIV SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER, 2021. Anais [...]. [S.l.]: ABCiber, 2022. p. [s.p.].
11. KIRNER, C.; PINHO, M. Uma Introdução à Realidade Virtual. In: CONGRESSO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 1996, Recife. Anais [...]. Recife: SBC, 1996. p. [s.p.].
12. Le, Q. T., Pedro, A., & Park, C. S. (2014). A social Virtual Reality based construction safety education system for experiential learning. Journal of Intelligent & Robotic Systems.
13. LIMA, Carlos Magnos. A realidade virtual no ensino da tecnologia do plasma. Revista de Tecnologia Aplicada, v. 10, p. [s.p.], 2021. DOI: 10.22533/at.ed.335211712.
14. Merchant, Z., Goetz, E. T., Cifuentes, L., Keeney-Kennicutt, W., & Davis, T. J. (2014). Effectiveness of virtual reality-based instruction on students’ learning outcomes in K-12 and higher education: A meta-analysis. Computers & Education;
15. OLIVEIRA, Felipe Porto et al. O uso de ferramentas baseadas em metaverso no ensino e aprendizagem no IFBA Jacobina. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 2024. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/110400. Acesso em: 1 mar. 2025.
16. PEREIRA, João Victor Gonçalves. Metaverso e as novas tecnologias digitais: um estudo sobre o novo modelo de realidade virtual e as mudanças paradigmáticas das relações públicas. 2022. 150 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13463. Acesso em: 10 abr. 2024.
17. RODRIGUES, G. P.; PORTO, C. de M. Realidade Virtual: conceitos, evolução, dispositivos e aplicações. Interfaces Científicas - Educação, v. 1, n. 3, p. 97-109, 2013. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v1n3p97-109.
18. RUDOLPHI-SOLERO, Teodoro et al. An Interuniversity Competition for Medical Students to Learn Radiology in the Second Life Metaverse. Journal of the American College of Radiology, v. 21, n. 5, p. 812-821, 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jacr.2023.09.012.
19. RZESZEWSKI, Michal; EVANS, Leighton. Virtual place during quarantine – a curious case of VRChat. Rozwój Regionalny i Polityka Regionalna, v. 51, p. 57-75, 2020. DOI: https://doi.org/10.14746/rrpr.2020.51.06.
20. SILVA, Cibele Monalisa de Almeida. Um panorama recente do metaverso: revisão da literatura científica. [S.l.: s.n.], 2023. Disponível em: [URL não informada]. Acesso em: 10 abr. 2024.
21. STEPHENSON, Neal. Snow Crash. Nova York: Bantam Books, 1992.