Explorando o Metaverso

transformando o Processo de Ensino-Aprendizagem com Ambientes Virtuais Imersivos

Autores

Palavras-chave:

Realide Virtual, Gamificação, Metaverso, Tecnologia na Educação

Resumo

O metaverso e a realidade virtual (RV), inicialmente concebidos na ficção e em simuladores técnicos (como os da indústria aeroespacial), têm sido adaptados para a educação, com plataformas como Second LifeMinecraft Education e VR Chat sendo utilizadas para criar experiências imersivas de aprendizagem colaborativa. Estudos mostram benefícios uma vez que geram  maior engajamento (aumento de 30%), acessibilidade e motivação, mas também desafios como necessidade de infraestrutura (internet e hardware), efeitos colaterais (enjoo) e curva de aprendizado para docentes. Plataformas como Unity e VR Chat destacam-se por suporte a Realidade Virtual. A escolha da ferramenta deve considerar fatores como imersão, interação e facilidade de uso para auxiliar no processo de implementação no contexto educacional.

Biografia do Autor

Fabio Alexandre Caravieri Modesto, IFSP

Graduado em Tecnológia de Processamento de Dados pelo Centro Universitário de Lins (1996) e Mestre em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Euripedes de Marília (2005). P Professor do Instituto Federal de São Paulo. Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Games, atuando principalmente nos seguintes temas: realidade aumentada, games, animação, realidade virtual e IHC.

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Publicado

2025-06-03