Influências da comunicação nas ações educativas em museus
Palavras-chave:
Educação, Museus, Comunicação, InfânciaResumo
O trabalho apresenta um recorte da pesquisa institucional realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI), entre 2022 e 2024, intitulada “Museus e crianças: estratégias educativas em tempos de pandemia de covid-19”. O foco do artigo recai sobre a relação entre a educação e a comunicação, entendidas como funções intrínsecas dos museus e dos centros culturais do Brasil. A pesquisa foi realizada através da aplicação de um questionário, enviado para mais de 3.800 instituições culturais de todo o Brasil; o qual obteve 396 respostas. Dentre elas, destacam-se 101 instituições que afirmaram ter realizado atividades educativas online durante a pandemia de covid-19. Assim, foram analisadas questões acerca da relação com o público infantil, do uso das redes sociais por parte das instituições e das novas dinâmicas educacionais e comunicacionais trazidas pelas tecnologias da informação e comunicação. Entende-se que o contato com o público infantil, especialmente com os bebês, através das plataformas digitais é um grande desafio para os museus e centros culturais. Em razão disso, é necessário criar novas estratégias para a realização de ações educativas online, que atendam esse público e respeitem seus direitos.
Referências
CARVALHO, Cristina. Criança menorzinha... ninguém merece! – políticas de infância em espaços culturais. In: KRAMER, Sonia & ROCHA, Eloísa Candal (orgs.). Educação infantil: enfoques em diálogo. 2. Ed. São Paulo: Papirus, 2013.
GRANATO, Marcus; RIBEIRO, Emanuela Sousa; ABALADA, Victor Emmanuel Teixeira Mendes. Comunicação em museus universitários. Museologia & Interdisciplinaridade, [S.L.], v. 9, n., p. 24-53, 9 dez. 2020. Biblioteca Central da UNB.
MENESES, Ulpiano T. B. de A. A comunicação/informação no museu: uma revisão de premissas. In: Seminário Serviços de Informação em Museus, 1, 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2010. p. 11-21.
SILVA, André. Pandemia, museu e virtualidade: a experiência museológica no “novo normal” e a ressignificação museal no ambiente virtual. In: ANAIS DO MUSEU PAULISTA São Paulo, Nova Série, vol. 29, 2021, p. 1-27. e54.
VALENTE, Maria Esther Alvarez. Educação e Museus: a dimensão educativa do museu. In: GRANATO, Marcus et al. Museu e Museologia: interfaces e perspectivas/Museu de Astronomia e Ciências Afins. Rio de Janeiro: Mast, 2009. p. 83-98