Tecnologias Digitais no Ensino de Estatística

Uma aplicação com scratch

Autores

  • Dirk de Mello IFSP-CVP/Aluno
  • Meire Ramalho de Oliveira www.ifsp.br

Palavras-chave:

Tecnologia na Educação, Estatística

Resumo

A Estatística é essencial para desenvolver a capacidade de interpretar e analisar dados, formando cidadãos críticos. Ela vai além da matemática escolar, sendo uma ferramenta para entender o mundo e alinhando-se à educação crítica que valoriza a reflexão e autonomia.

No ensino de Estatística, busca-se desenvolver uma postura reflexiva nos alunos para a tomada de decisões em uma sociedade informacional. A BNCC reforça a integração da Estatística no Ensino Médio para promover o pensamento analítico e a resolução de problemas reais.

Para superar desafios como a abstração e a falta de motivação, a Aprendizagem Criativa e o Scratch se apresentam como alternativas. A Aprendizagem Criativa engaja os alunos em projetos de seu interesse, com liberdade e colaboração, tornando-os protagonistas.

O Scratch é uma ferramenta que implementa a Aprendizagem Criativa no ensino de Estatística. Por meio de sua linguagem de programação em blocos, ele torna o aprendizado visual e lúdico, desenvolvendo o pensamento computacional e a criatividade. Dessa forma, o Scratch permite que os alunos compreendam ativamente os conceitos estatísticos, desenvolvendo também o pensamento crítico e a motivação intrínseca para aprender.

Referências

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Publicado

2025-06-03