Um estudo sobre a representatividade étnica em livros didáticos de Física

Autores

Palavras-chave:

Decolonialismo, Educação Formal, Representatividade Étnica, Eurocentrismo

Resumo

No decorrer da implantação da educação formal no Brasil, o colonialismo instituiu uma hierarquia epistemológica que privilegia saberes europeus, fato que interfere ainda hoje no ensino em todo o território nacional. Tendo em vista que nas últimas décadas surgiram leis que em teoria visam a promover um olhar mais diverso na esfera educacional, este texto apresenta uma investigação sobre a evolução da representatividade étnica em livros didáticos de Física no Brasil. A pesquisa comparou três coleções de livros, representativas dos períodos pós-Constituição de 1988 (pré-LDB), pós-LDB/PCNs e após a implementação da Lei nº 10.639/2003. Os resultados obtidos apontam para a predominância de representações de indivíduos brancos e a quase ausência de mulheres não brancas em contextos científicos, evidenciando os resquícios do colonialismo.

Biografia do Autor

Lucas Neiva de Sousa Oliveira, IFSP

Estudante do Curso de Licenciatura em Física do IFSP, ingressante do ano de 2023.

Daniel de Andrade Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Possui graduação em Física (2006) pelo IFSP (antigo Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo), é especialista em Engenharia de Sistemas (2008) e adquiriu o título de Doutor em Energia (2014) na Universidade Federal do ABC. Possui, também, graduação em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Claretiano. Atualmente realiza pesquisas na área de ensino de ciências, música, informática e energia.

Referências

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Publicado

2025-06-02