Desenvolvimento de um sistema baseado em inteligência artificial para a classificação automática de grãos de café

Autores

  • Nicholas Meizikas Pego
  • Arthur Carosia IFSP

Palavras-chave:

classificação de café, aprendizado de máquina, inteligência artificial

Resumo

A cultura cafeeira desempenha um papel vital na economia brasileira, sendo uma das principais atividades agrícolas do país desde o século XIX, sendo uma das principais responsáveis por impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Uma das principais dificuldades no processo de produção de café é a classificação manual de café, realizada para determinar a qualidade dos grãos, que influencia diretamente o valor de mercado do produto. A classificação manual do café enfrenta limitações significativas, como a subjetividade na avaliação, a variabilidade entre classificadores e a baixa eficiência, levando a inconsistências na qualidade e possíveis prejuízos econômicos. No sentido de auxiliar neste processo, este projeto de iniciação científica tem como objetivo desenvolver um classificador automático de imagens de café baseado em técnicas de Inteligência Artificial. Foram considerados modelos tradicionais de Aprendizado de Máquina, como Support Vector Machines e Regressão Logística, e rede neural artificial do tipo Multilayer Perceptron. Os resultados apresentam acurácia de até 95%, podendo contribuir para maior consistência na qualidade da identificação do café, beneficiando a cadeia produtiva. 

Referências

Bewley, J. D., & Black, M. (2013). Seeds: physiology of development and germination. Springer Science & Business Media.

Brasil, Regras para análise de sementes. Brasília, DF: Ministério da Agricultura e Reforma Agrária, SNDA/DNDV/CLAV, 1992.

García, M., Candelo-Becerra, J. E., & Hoyos, F. E. (2019). Quality and defect inspection of green coffee beans using a computer vision system. applied sciences, 9(19), 4195.

Leme, J. A. (2005). A Expansão do Café no Brasil. São Paulo: Editora Unesp.

Ligar, B. W. (2022). Computer Vision for Identifying and Classifying Green Coffee Beans: A Review. Jurnal CoreIT, 8(1), 11-18.

Oyama, P. D. C., JORGE, L. D. C., Rodrigues, E. L. L., & Gomes, C. C. (2012). Sistema para classificação automática de café em grãos por cor e forma através de imagens digitais.

Russel, S., Norvig, P. Artificial intelligence—a modern approach. Prentice Hall. 2010.

Simon, H. (2009). Neural networks and learning machines. McMaster University.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-06-16