Análise do Padrão Comportamental da Colaboração Acadêmica dos Professores do IFSP Campus Pirituba
Palavras-chave:
Análise de redes sociais, Colaboração científica, Grafos, Redes complexas, Gestão acadêmicaResumo
Introdução: A utilização da ciência de dados como ferramenta de análise e suporte à tomada de decisão tem ganhado destaque no universo acadêmico. Com o crescente volume de dados, novas abordagens têm sido desenvolvidas para automatizar processos de coleta, tratamento e interpretação de informações complexas, facilitando análises estratégicas em contextos educacionais e institucionais. Na análise de currículos acadêmicos, a Plataforma Lattes possibilita um mapeamento abrangente do perfil acadêmico de indivíduos. Ferramentas têm sido empregadas para a extração estruturada de dados desta plataforma, facilitando a visualização de redes colaborativas. A Análise de Redes Sociais pode auxiliar na identificação de grupos de pesquisa consolidados e na formulação de estratégias para promover maior integração entre pesquisadores. Objetivo: O objetivo deste trabalho é aplicar técnicas de Análise de Redes Sociais (ARS) para a extração do padrão comportamental da colaboração acadêmica dos servidores do IFSP Campus Pirituba. Metodologia: Este projeto baseia-se em uma abordagem quantitativa, de natureza aplicada, que compreende as etapas de um processo de extração de dados da plataforma Lattes, transformação, visualização e análise de indicadores acadêmicos. Resultados: Foram gerados gráficos quantitativos envolvendo produções bibliográficas e orientações concluídas pelos docentes e técnicos administrativos do IFSP Campus Pirituba, por área de atuação e ano, além de grafos de colaboração acadêmica entre os pesquisadores. Conclusão: As análises mostraram que as publicações e orientações acadêmicas concentram-se em alguns segmentos do Campus avaliado. O nível de colaboração acadêmica entre segmentos ainda é incipiente e não promove compartilhamento de conhecimento entre áreas de conhecimento.
Referências
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