O desafio das Operações

uma Estratégia Lúdica para Superar as Dificulades em Matemática no Ensino Fundamental

Autores

  • Victor Fabiano Carneiro de Azevedo Instituto Federal de São Paulo/ IFSP

Palavras-chave:

Gamificação, Metodologias Ativas, Jogos didáticos, Matemática

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o jogo didático Desafio das Operações como uma estratégia lúdica e eficaz para superar as dificuldades de aprendizagem em Matemática no Ensino Fundamental I. A proposta surgiu diante das limitações dos métodos tradicionais de ensino, que muitas vezes desmotivam os alunos e resultam em altos índices de reprovação. Inspirado no jogo comercial "Uno", o Desafio das Operações foi desenvolvido para ensinar de forma interativa as quatro operações matemáticas básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão. A metodologia adotada envolveu a criação de cartas ilustradas com operações e funções especiais, aplicação do jogo em sala de aula com alunos do 2º ao 5º ano e mediação ativa do professor. Os alunos foram organizados em grupos, promovendo a colaboração e o protagonismo no processo de aprendizagem. A avaliação considerou tanto a resolução correta das operações quanto o engajamento, a cooperação e o desenvolvimento de estratégias. Os resultados demonstraram que o jogo favorece a compreensão dos conteúdos, aumenta o interesse dos alunos pela Matemática e contribui para o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais. Conclui-se que o Desafio das Operações é uma ferramenta pedagógica eficaz, alinhada à BNCC e às metodologias ativas, podendo ser continuamente utilizada e adaptada no contexto escolar como um recurso promissor para o ensino da Matemática nos anos iniciais.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 24 abr. 2025

BORIN, Judith. Jogos nos anos iniciais do ensino fundamental: propostas de atividades lúdicas. Campinas: Autores Associados, 1996.

Costa, C. M., & Fernandes, R. S. Aprendizagem centrada na pessoa: a atualidade da proposta educacional de Carl Rogers. [Nome da Revista, Volume, Número, Páginas, Ano - informação completa não disponível nos snippets].

Iede. (2023). O cenário do ensino de matemática no Brasil: o que dizem os indicadores nacionais e internacionais.

KISHIMOTO, Tizuko M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

LOPES, Celi Espasandin; SILVA, Renata Alves. O uso de jogos no ensino da matemática. Revista Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 137-158, 2013.

Libâneo, J. C. (1992). Tendências pedagógicas na prática escolar. In J. C. Libâneo, Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola.

Lima, L. D., Barbosa, Z. C. L., & Peixoto, S. P. L. (2018). Teoria humanista: Carl Rogers e a educação. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, 4(3), 161-17.

LOVATO, Fabricio Luís; MICHELOTTI, Angela; DA SILVA LORETO, Elgion Lucio. Metodologias ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, 2018.

Maia, M., Guilherme, A., & Charapa, F. (Orgs.). (2021). O ensino de matemática na educação contemporânea: o devir entre a teoria e a práxis. Quipá Editora.

MARQUES, Humberto Rodrigues et al. Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 26, n. 03, p. 718-741, 2021.

MENEZ, Mikaele Pereira Medeiros de; LIMA, Thiago Amaral Melo. As dificuldades de aprendizagem da Matemática na Educação Básica e seus reflexos no Curso de Licenciatura em Física do IFCE – Campus Tianguá. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 7, n. 2, p. e2001, 1 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.35819/remat2021v7i2id4560

Miranda, J. C., Gonzaga, G. R., Costa, R. C., Freitas, C. C. C., & Côrtes, K. C. (2016). Jogos didáticos para o ensino de Astronomia no Ensino Fundamental. Scientia Plena, 12(2).

OLIVEIRA, Wilson Roberto. Jogos como recurso didático: possibilidades e limites no ensino da matemática. Revista Diálogo Educacional, v. 10, n. 30, p. 735-748, 2010.

FONSECA, Maria Regina. Jogos matemáticos e aprendizagem significativa. São Paulo: Cortez, 2015.

Santos, J. A., França, K. V., & Santos, L. S. B. dos. (2007). Dificuldades na Aprendizagem de Matemática. Trabalho de Conclusão de Curso, Centro Universitário Adventista de São Paulo, São Paulo.

Zanetti Neto, G. (2021). Tendências Pedagógicas. Apostila digital, Ifes.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-06-02