Gamificação e os números no cotidiano

estratégias lúdicas para o desenvolvimento do pensamento matemático

Autores

  • Laura Aparecida Caracanha Guedes IFSP Capivari

Palavras-chave:

gamificação; ensino de matemática; anos iniciais.

Resumo

O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental enfrenta desafios relacionados à desmotivação dos estudantes e à dificuldade de associar os conteúdos escolares à realidade cotidiana. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe um ensino contextualizado, que favoreça o desenvolvimento do pensamento matemático desde os primeiros anos. Para tanto, a gamificação emerge como uma estratégia pedagógica que visa integrar elementos lúdicos ao processo de aprendizagem, promovendo maior engajamento, participação e compreensão. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo educativo com cartas e tabuleiro, para estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental, com foco no pensamento matemático. O jogo trabalha com situações cotidianas que estimulam o raciocínio lógico, a criatividade e a cooperação entre os alunos. Pretende-se com o jogo fortalecer a autonomia e a capacidade de resolução de problemas desde a infância.

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

2025-06-03