Gamificação e os números no cotidiano
estratégias lúdicas para o desenvolvimento do pensamento matemático
Palavras-chave:
gamificação; ensino de matemática; anos iniciais.Resumo
O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental enfrenta desafios relacionados à desmotivação dos estudantes e à dificuldade de associar os conteúdos escolares à realidade cotidiana. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe um ensino contextualizado, que favoreça o desenvolvimento do pensamento matemático desde os primeiros anos. Para tanto, a gamificação emerge como uma estratégia pedagógica que visa integrar elementos lúdicos ao processo de aprendizagem, promovendo maior engajamento, participação e compreensão. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo educativo com cartas e tabuleiro, para estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental, com foco no pensamento matemático. O jogo trabalha com situações cotidianas que estimulam o raciocínio lógico, a criatividade e a cooperação entre os alunos. Pretende-se com o jogo fortalecer a autonomia e a capacidade de resolução de problemas desde a infância.
Referências
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