Dois Irmãos em quadrinhos
um estudo da repetição e da diferença
Resumo
Esta proposta de pesquisa está inserida em um projeto maior que tem por objetivo analisar adaptações de obras canônicas da literatura brasileira para quadrinhos, no intuito de verificar até que ponto esses dois gêneros podem estabelecer uma relação eficaz de aprendizado, visando a formação sólida dos alunos como leitores e, dessa forma, contribuindo para o processo de letramento literário de alunos do Ensino Médio. Para isso, a pesquisa terá como enfoque principal a análise do romance Dois irmãos, de Milton Hatoum, e sua adaptação em quadrinhos, feita por Fábio Moon e Gabriel Bá, a fim de realizar um levantamento dos recursos mobilizados pelos quadrinistas no processo de transcriação do texto verbal em texto verbo-visual. A motivação para a realização da pesquisa veio da constatação, por parte da professora orientadora, em sala de aula, da notável dificuldade que os alunos do Ensino Médio têm em compreender obras literárias de maior elaboração estética. Nesse sentido, foi considerada a possibilidade de um caminho alternativo que favorecesse o entendimento e gerasse interesse pela leitura, o qual passaria, em um primeiro momento, pelo desenvolvimento da alfabetização visual (no contato com as adaptações) e, em um segundo momento, pela percepção e compreensão dos recursos mobilizados no texto literário. A hipótese da pesquisa é baseada, portanto, em Barreira (2022) que afirma que o método alfabético utilizado no desenvolvimento da compreensão das imagens amplia diretamente a habilidade de leitura total do mundo que todo indivíduo deve ter e que vai além da leitura e da escrita apenas.
Referências
BARREIRA, Andreia Matos. Alfabetização visual desde a infância: desenvolvendo a educação do olhar e competências para produções visuais. 2022. Dissertação (Mestrado em Design) – Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2022.
HATOUM, Milton. Dois irmãos. Adaptação de Fábio Moon e Gabriel Bá. São Paulo: Quadrinhos na Cia, 2015.
HATOUM, Milton. Dois irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
RAMOS, Paulo; VERGUEIRO, Waldomiro. Quadrinhos na educação. São Paulo: Editora Contexto, 2013.
RODRIGUES, V. O caminho da intertextualidade na leitura dos quadrinhos. 9a arte, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 105-123, 2º semestre de 2014.