Política e gestão da formação continuada de professores no estado do Paraná
uma leitura a partir do plano estadual de educação (2015-2025)
Resumo
O presente projeto de iniciação científica teve como objetivo investigar a política e gestão da
formação continuada de professores da rede estadual de educação do Paraná, a partir da aprovação
do Plano Estadual de Educação (2015-2025) decorrente do Plano Nacional de Educação (2014
2024). A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Grupo de estudos em políticas educacionais,
gestão e financiamento da educação (GEPEFI/CNPq) e vinculada a Pesquisa Institucional,
Processo n.º 2388/2022-PRO, intitulada “Políticas Públicas para a valorização de professores da
educação básica no Brasil: história e gestão no contexto do Plano Nacional de Educação (2014
2024)”. É uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, de análise documental, no qual o referencial
teórico é pautado na Ciência da História. A questão problema que conduziu a elaboração da
pesquisa foi: Quais ações foram desenvolvidas a nível estadual a partir da aprovação do PEE 2015,
com o objetivo de promover a formação continuada dos professores da rede estadual de educação?
Para alcançar o objetivo proposto e responder ao problema da pesquisa buscamos compreender o
contexto em que o PNE (2014-2024) e, de modo especial, o PEE (2015-2025) foram elaborados e
aprovados, a fim de apreender a conjuntura na qual foi proposta a formação continuada dos
professores da rede estadual. Na seqüência, analisamos a Meta 16 do PEE que prevê a formação
continuada como direito dos professores, seguida de suas estratégias, por meio dos resultados
parciais do monitoramento das metas do Plano Estadual de Educação do Estado do Paraná 2015
2019 e 2015-2023 elaborados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social
(Ipardes). Verificamos ainda, os Relatórios de acompanhamento e execução elaborados pelo Grupo
Técnico de Apoio (GTA) à Comissão Permanente de Avaliação e Monitoramento do PEE/PR. Por
fim, tecemos algumas considerações sobre as ações desenvolvidas a nível estadual a partir da
literatura produzida na área, a fim de identificar se houve compromisso de fato com o cumprimento
da referida meta.
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